sexta-feira, 22 de julho de 2011

ART DÉCO

Falar do Art Déco me lembra uma pessoa muito querida que trouxe esse design,essa moda,essa arte para minha vida,ela mesma Gigi,proprietária do Antiquário e Brechó Gigi Antiques.Com a ajuda dela consegui enxergar toda riqueza,modernidade e elegância desse estilo tão único.
O Art Déco nasceu no final da década de 20 e prosseguiu muito forte na década de 30,foi uma tentativa bem sucedida de modernizar o Art Nouveau fazendo um trabalho nobre porém com materiais mais simples como o baquelite,concreto(betão)armado,compensado de madeira e aço tubular.
É importante lembrar que nos USA houveram duas fases formais distintas:na primeira procurou-se inspiração nas máquinas e formas industriais; na segunda seguiu-se o estilo Hollywood de inspiração nos figurinos e cenários de filmes.
Os estilos que marcaram época e trouxeram nomes como Loise Brooks,Clara Bow,Madeleine Violet,Gertrude Stein,Djuna Barnes,Coco Chanel e outras grandiosas e belissímas mulheres foram: as “safadinhas”e despudoradas Flappers e as minimalistas e feministas Las Garçonnes.
Resolvi compartilhar com vocês algumas imagens bacanas do meu acervo que representam bem o Art Déco.
Arquitetura e Design















Jóias













Elas:


Gertruse Stein:

Mulher bastante influente, no meio artístico e que privou com nomes muito conhecidos, como Pablo Picasso, Matisse, Braque, Derain, Juan Gris, Apollinaire, Francis Picábia, Ezra Pound Cézanne, Hemingway, Scott Fritzgerald, Jean Cocteau, T.S. Eliot, Satie , Joyce, entre outros.Gertrude Stein,é referenciada como escritora,poeta e feminista,mas seu legado mais conhecido foi sua influência no mundo artístico,como uma espécie de <<mecenas>>,descobrindo e apoiando grandes artistas,que a ofuscaram. fonte:(http://manuthinkerfree.blogspot.com)


Marlene Dietrich:

Atriz norte-americana de cinema de origem alemã, naturalizada norte-americana, nasceu em Berlim. Começou por fazer cinema mudo e o seu primeiro sucesso data de 1930, quando o realizador Josef Von Strenberg que lhe deu o papel de Lola, uma cantora de cabaré no filme "Anjo Azul".Viveu em Hollywood e rodeou-se de uma aura de vedeta. Perfeccionista com um rosto fora do vulgar, extremamente fotogénica e detentora de umas pernas perfeitas que foram, com as sobrancelhas finas e em arco a sua imagem de marca. Dos filmes em que foi vedeta salientam-se "A sede do mal" de Orson Wells, "Marrocos" (1939), "Expresso de Xangai" (1932) e "Cidade Turbulenta" (1939). Com Greta Garbo encarnaram as "divas" supremas do cinema dos anos 40.



Djuna Barnes:

Foi uma escritora norte-americana. Ficou conhecida pelo seu lúgubre romance Nightwood (1936). Teve um relacionamento conturbado com a artista plástica Thelma Wood e frequentava reuniões com outras escritoras na casa de Nathalie Barney.


Zelma Fitzgerald:

Zelda Sayre Fitzgerald foi a musa da Era do Jazz. Ela era a personificação de todas as coisas modernas e novas,o esteriótipo de uma flapper. 

Moda:Madeleine Vionnet



















Nenhum comentário:

Postar um comentário