sábado, 23 de julho de 2011

Art Nouveau

Foi tão maravilhoso falar do Art Déco,mostrar minhas imagens,relembrar tudo que estudei sobre as décadas de 20 e 30, rever Madelaine Vionet, essa figura tão importante para o mundo da moda. 


O Art Nouveau teve início pouco antes do Art Déco, por volta de 1900 foi consolidado um movimento dominante de década, nasceu no movimento de artes e ofício e do estético do século XIX. Seus expoentes estavam muito mais dispostos a aceitar uso de novos matérias e a produção em massa do que os artistas de artes e ofícios. Embora também se inspiravam no passado, compartilhavam de um entusiasmo pelo futuro que diferenciava do movimento procedente. O nome é derivado da loja do negociante de artes Samuel Bing, L´Art Nouveau, inaugurada em Paris em 1895. Os principais designers da Europa foram convidado a exibir seus trabalhos lá. Entre eles o Belga Henry Van de Velde (mobiliário), o norte-americano Loius Confort Tiffany (cristais), e os franceses Emile Gallé e René Lalique (cristais).Esse último foi um dos principais expoentes da art nouveau. Suas jóias refinadas, muitas vezes baseadas em motivos florais ou insetos, eram feitas de cristal, pedras semi preciosas e ouro.
Henry Van:








Loius Confort Tiffany:








Emile Gallé:










René Lalique:







Embora o Art Neoveau tenha se desenvolvido de modo idiossincrático em muitos países (era muito próximo do Jungendstil na Alemanha, da secessão na Áustria e do stile liberty na Itália), seu estilo fluido, orgânico, é facilmente reconhecível. Sua característica dominante é a curva em forma de correia de chicote, que influência tanto a forma quanto a decoração superficial do objeto. A fluidez orgânica era inspirada pela natureza,sobretudo vegetal.Há também referências a tradições antigas,como a arte celta e o rococó.A Art. Neoveau podia ser interpretada tanto de forma naturalística quando abstrata ,e os princípios aplicados a qualquer tido de design,desde a arquitetura até a joalheria.As obras mais importantes foram realizadas na França,Bélgica,Áustria e Escócia.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário