sexta-feira, 22 de julho de 2011

Chanel:


Já que o assunto é Art Déco,Las Garçonnes,décadas de 20 e 30 porque não falar de Gabrielle Bonheus Chanel?

Fã numero 1,estou um pouco emocionada em escrever dela.
Gabrielle órfã de mãe muito cedo,estudou em colégio interno com suas irmãs,em 1903 com 20 anos vai em busca do seu primeiro emprego,dizem as mas línguas que ela trabalhou em Cabarets.
Com vinte e cinco anos, Chanel conheceu um rico comerciante de tecidos,chamado Etienne Balsan , com quem passou a viver.
Por volta de 1910, na capital parisiense, Coco conheceu o grande amor da sua vida: um milionário inglês Arthur Boyle . Boyle ajudou-a a abrir a sua primeira loja de chapéus . A loja Chanel  iria tornar-se num sucesso e apareceria nas revistas de moda mais famosas de Paris. Com este relacionamento, Chanel aprendeu a frequentar o meio sofisticado da Cidade Luz.
Algum tempo depois, Boyle acabou a relação com Gabrielle para se casar com uma inglesa e meses mais tarde morreu num desastre de carro
Com este desgosto, Chanel abriu a primeira casa de costura , comercializando também chapéus. Nessa mesma casa, começou a vender roupas desportivas para ir à praia e para montar a cavalo . Pioneira, também inventou as primeiras calças femininas.
No início dos anos 20, Chanel conheceu e apaixonou-se por um príncipe russo pobre,Dmitri Pavlovich , que tinha fugido com a sua família da Rússia, então União Soviética . A sua relação com Paulovitch a fez desenhar roupas com bordados do floclore russo e, para isso, contratou 20 bordadeiras. Neste período, Chanel conheceu muitos artistas importantes, tais como Pablo Picasso,Luchino Visconti e Greta Garbo.
Sua roupas vestiram as grandes atrizes de Hollywood, e seu estilo ditava moda em todo o mundo. Além de confecções próprias, desenvolveu perfumes com sua marca. Os seus tailleurs são referência até hoje.


Em 1921, criou o perfume que a iria converter numa grande celebridade por todo mundo, o nº5. O nome referia-se ao seu algarismo da sorte. Depois deste perfume, veio o nº17, mas este não teve o mesmo êxito que o nº5.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Chanel fechou a casa e envolveu-se romanticamente com um oficial alemão. Reabriu-a em 1954.
No final da guerra, os franceses conceituaram este romance mal e deixaram de frequentar a sua casa. Nesta década, Chanel teve portanto dificuldades financeiras. Para manter a casa aberta, Chanel começou a vender suas roupas para o outro lado doAtlântico, passando a residir na Suiça.
Devido à morte do ex-presidente norte-americanoJohn Kennedy e à admiração da ex-primeira-dama Jackie Kennedy por Chanel, ela começou a aparecer nas revistas de moda com a criação dos seus tailleurs,casacos e sapatos. Depois voltou a residir na França.
Faleceu no Hôtel Ritz Paris em 1971, onde viveu por anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem.
Imagens Coco Chanel:



"A natureza lhe dá o rosto que você tem aos 20. A vida talha o rosto que você tem aos 30. Mas depende de você merecer o rosto dos 50." (Coco Chanel)




"O dinheiro nunca significou muito para mim, mas a independência (conseguida com ele), muito."(Coco Chanel)





"Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher."(Coco Chanel)





"A moda sai de moda, o estilo jamais."(Coco Chanel)




Chanel e Moda:



























"A girl must be two things: classy and fabulous" (Coco Chanel)


Nenhum comentário:

Postar um comentário